Os desígnios democráticos e humanistas do pós-II Guerra Mundial estão a ruir

 

Assustadoramente, hoje, por todo o Mundo estamos a assistir a movimentações que irão destruir totalmente a concepção genuína de criar Democracias e Humanização, que a partir da Europa e com apoios nos EUA, varreram o Mundo no pós-II Guerra Mundial. A Globalização que face a várias evoluções mormente das tecnologias e da informação era previsível e até necessária passou a ser gerida pelo mundo — imundo — económico e financeiro relegando para os “fundos” as Pessoas, que passaram e são meras peças numa engrenagem, onde uns quantos que têm poder/dinheiro e tudo controlam. A ONU e tudo o que gira em seu torno são fantasmas do que já foram, sem qualquer dinamismo, e muito menos eficácia e eficiência! As Democracias levam facadas por todo o lado a cada dia que passa, em nome supostamente da mesma Democracia, do Povo, fazem-se barbaridades, torturas, tem-se excessivo tempo mediático/ mediatizado. O aparecimento em força, muto em força de Populismos por todo o lado, como forma de “recuperar” a Democracia, são o exemplo flagrante da destruição da “ desejada” Democracia pelo Poder Económico, local e mundial.

A ilusão de conseguir-se tudo, mesmo que a crédito, por vezes faz tudo perder, mas sempre os mesmos a enriquecer, os que invisível e anti-democraticamente controlam-nos, controlam o Mundo! O Económico por todo o lado prevalece sobre o Político. E em vez de ser “combatido” por meios democráticos e civilizados, é feito por distúrbios, revoltas, greves e mais espalhafato, que depois é dominado pelo Económico arrastando os Populismos como se fossem a tábua de salvação. Estamos em pleno a voltar ao tempo entre as duas Guerras Mundiais. Estamos em pleno a ver por todo os lados surgir pequenos ditadores, alguns até supostamente “bem eleitos”, como Trump, Putin e Erdogan, e até Duterte nas Filipinas. Hitler está a aí, virtualmente, mas em força! Mussolini e quejandos também. A História ficou sem Memória dado que interessa ao Poder Económico que assim seja! E até os americanos elegem um “tonto e milionário” com a ideia de que podem também ficar milionários e se ficarem também tontos, não há problema!

Estão uns quantos países, também Europeus, convém frisar, mas claro com os EUA à popa a ganhar dinheiro atrás de dinheiro com a indústria do armamento, para ser a lei da bala que por todo o lado se vai impondo às Democracias. Estamos a enterrar a Democracia a cada dia que passa, e fazemos de conta que não o entendemos, e criamos populismos, individualismos, todos a concorrer a eleições, destruindo o que ainda resta de Democracias alegremente. Em vez de remodelar de alto abaixo todos os partidos Políticos que só magicam em “como “ se manter no Poder. Isto por todo o lado. E vamos, de facto, aniquilar a Democracia, ilusoriamente a favor de “um” bem-estar mundial. E cada vez temos mais Pessoas a morrer de fome por todo o lado e caos em tantos Países, pelo Mundo inteiro. Se calhar já não vamos a tempo de reverter todo este caminho anti-democrático, e se assim “tiver” que ser vamos penetrar por vias muito duras, muito desumanas, muito anti-humanas, por todo o lado! Já esteve muito mais distante, estamos a recuar mais de 70 anos na História sem Memória!

 

© Augusto Küttner de Magalhães, 30/05/2017